<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5540617705899741202\x26blogName\x3dAventuras+na+cozinha\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jhonyevanianacozinha.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jhonyevanianacozinha.blogspot.com/\x26vt\x3d1247468944802560261', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 
Santa chicória

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sem dúvida a minha verdura preferida!





O wikipédia me contou que: A chicória é uma verdura de folhas crespas e estreitas, de sabor menos amargo que o almeirão. Seu uso na cozinha é igual ao da escarola ou chicória selvagem, verduras com as quais muitas vezes é confundida.
- Pobre em calorias
- Contém vitamina A
- Contém cálcio, ferro e fósforo- Rica em celulose
Essa verdura tem poucas calorias e é muito rica em celulose, uma substância ótima para o bom funcionamento do intestino. Além disso, contêm vitamina A e alguns sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Quando a chicória está em bom estado, suas folhas apresentam-se bem presas à base, têm cor verde bem viva na parte de cima e clara na base, muitas vezes chegando a ser branca. Não compre se apresentar machucados ou marcas de insetos. Quando amarelada, a chicória não pode ser consumida, pois seu sabor é amargo demais.
A chicória, assim como o almeirão, deve ser consumida fresca, de preferência nos mesmo dia da compra.
Também pode ser consumida refogada, em omeletes, sopas e tortas. Deve-se preferencialmente adicionar a chicória quando o prato estiver quase pronto, para evitar seu cozimento excessivo. Quando a chicória for consumida crua, é fundamental lavar e higienizar as folhas antes de consumi-la para eliminar microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças sérias. Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos (isso tira o amardo dela- vai por mim) Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam, a solução de água sanitária ou com vinagre não retira os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas.
Na fitoterapia, é acreditada com as propriedades seguintes: limpa o fígado, estimula o baço e, é recomendada para os problemas de visão em geral, também fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago, intestino e fígado e estimula o apetite. Ativa a função biliar, quando a secreção da bile se mostra escassa, e atua como laxante contra preguiça funcional dos intestinos.



Escrito por: Van às 11:10




 


Jhony e Vânia
Casados




  • Aves
  • Peixes
  • Carnes
  • Bolos
  • Pratos Salgados
  • Doces
  • Dicas
  • Pães
  • Tortas
  • Massas
  • Saladas
  • Bebidas


  • Procure aqui






    Sabores da Lica
    Nani
    Rainhas do Lar
    Receitas do Diva
    Dicas da Cleide
    Chocolates da Julia
    Mixirica
    Dadivosa
    Comidinhas do bem
    Destemperados
    Doces Encontros
    Akemi - Pecado da Gula
    Quiche de macaxeira
    Lu Francesa - receitas light
    Mais Você
    Cyber Cook




    Fabiane




    entrada com nozes
    Quantidade!
    2 litros de agua
    Pavê de passatempo e bis....
    Jantinha meu niver
    Muffing light de amoras
    Pérolas da minha cozinha
    Jantinha carnavalesca II a missão
    Sopinha na moranga
    Patê de fibras